Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/10/2020 | Concebido por Goioerê

Mês da Inovação: Inovação deve estar presente em todas as etapas do ensino

Mês da Inovação: Inovação deve estar presente em todas as etapas do ensino

No mês em que é celebrado o Dia Nacional da Inovação (19 de outubro), é importante lembrar que a inovação deve estar presente em todas as etapas de ensino, de forma que a metodologia instigue a inovação nos alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos. “Hoje, as empresas têm buscado serem mais inovadoras e investindo mais em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Mas isso não basta: para as empresas alcançarem esse objetivo, precisam que as pessoas envolvidas nesse processo sejam adeptas à cultura de inovação. Portanto, a formação dos trabalhadores e futuros trabalhadores deve desenvolver habilidades socioemocionais para eles possam promover a inovação no seu ambiente de trabalho: habilidades de colaboração, trabalho em equipe, adaptação, flexibilidade e pensamento crítico, por exemplo”, afirma Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

O Sistema Fiep promove uma educação inovadora em todas as etapas de ensino que disponibiliza: desde a educação infantil até o ensino superior. “Inovar na educação traz a premissa de que o aluno tem que ser o protagonista do processo. Hoje, com a vinda da tecnologia e com a evolução da internet, informação é fácil encontrar. Difícil é resolver problemas, cruzar informações para tomada de decisões, argumentar para defesa de interesses… Todas essas habilidades, o aluno deve desenvolver. Então, o papel do professor e da instituição de ensino é dar ferramentas para que o aluno saiba trabalhar com o conhecimento”, aponta Giovana.

Colégio Sesi da Indústria

No Colégio Sesi da Indústria, a metodologia tem como base as Oficinas de Aprendizagem. Neste formato, os alunos se reúnem em equipes para solucionar desafios propostos, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe. “Com essa metodologia, os alunos desenvolvem, além do conhecimento cognitivo, as importantes habilidades interpessoais que os ajudam no mercado de trabalho e na vida. Cada vez mais, as escolas devem preparar os alunos para essa realidade, investindo em debates, atividades que envolvam o raciocínio lógico e até mesmo o trabalho em equipe”, lembra a gerente.

Em 2021, os estudantes do Colégio Sesi da Indústria terão a possibilidade de fazer cursos do Senai para complementar sua formação. A novidade está alinhada às necessidades das indústrias paranaenses, que precisam, cada vez mais, de mão de obra qualificada. “A possibilidade de conciliar o Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria com cursos do Senai permitirá que o estudante conheça e opte por diferentes segmentos e rotas para seguir. Então, a integração com a indústria já na educação básica irá beneficiar quando o aluno ingressar no mercado de trabalho, ou seja: o aluno ganha e a indústria também”, afirma.

Para mais informações, acesse www.colegiosesi.com.br.

Senai no Paraná

O Senai no Paraná também oferece cursos técnicos para pessoas de todas as idades que já tenham completado o ensino médio. Com laboratórios que simulam o dia a dia das indústrias e uma metodologia que alia prática e teoria, o aluno tem contato com o que encontrará no mercado de trabalho e sai capacitado para uma rápida inserção ou crescimento na sua carreira.

Além dos cursos técnicos de até dois anos, o Senai oferece outras modalidades de cursos rápidos, que promovem a capacitação em demandas específicas das indústrias. “Mais do que nunca, para a recuperação da indústria e da economia, as empresas precisarão de profissionais atualizados e com diferentes competências para alavancar os negócios. São os profissionais inovadores que se destacam no mercado de trabalho. Assim, ofertamos cursos também com carga horária menor que apoiam os colaboradores com a atualização rápida de conhecimento e as indústrias com mão de obra qualificada”, explica Giovana.

Mais informações sobre cursos disponíveis no site www.cursocertosenai.com.br ou pelo telefone 0800 648 0088.

Faculdades da Indústria

Já as Faculdades da Indústria são formadas por duas instituições que são referência em educação para a indústria: Senai e IEL. Com a missão de formar profissionais capacitados para atender as necessidades das indústrias com inovação, excelência e responsabilidade, a metodologia permite vivência diária dos alunos com os desafios do mercado, além de promover networking e da possibilidade de colocação no mercado por meio de estágios e divulgação de vagas. “Com metodologia diferenciada e professores que fazem parte do mercado, as Faculdades da Indústria são o lugar certo para quem busca aliar teoria e prática em uma formação reconhecida e valorizada pelas empresas paranaenses”, afirma Giovana.

As inscrições para o vestibular de verão 2021 já estão abertas. São mais de 1300 vagas em 23 cursos superiores, e a prova online pode ser agendada gratuitamente pelo link: https://www.faculdadesdaindustria.org.br/geracaoi/.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal