Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

17/10/2020

Firme na luta contra a Covid-19, Toledo flexibiliza várias atividades

Firme na luta contra a Covid-19, Toledo flexibiliza várias atividades

A edição desta quarta-feira (15) do Órgão Oficial do Município de Toledo contém o Decreto 939/2020, o qual altera o Decreto nº 910/2020 e reduz as medidas restritivas de funcionamento do comércio implantadas em decorrência da pandemia provocada pelo Covid-19. A motivação inicial do Decreto justifica a flexibilização em razão da “necessidade de se buscar, o máximo possível, a conciliação da manutenção e a flexibilização de atividades econômicas, de formação e qualificação profissional, esportivas, sociais e de lazer com as ações relacionadas à proteção e à preservação da saúde, sem, todavia, deixar de atender-se as medidas de prevenção necessárias para evitar a disseminação do coronavírus”.

Em um cenário epidemiológico mais favorável, decidiu-se, pelo retorno das atividades de vários estabelecimentos (teatros, cinemas, restabelecimento de atividades em clubes, casas de eventos, playgrounds, dentre outros), desde que cumpram integralmente as normas sanitárias estabelecidas para o controle da propagação do vírus. Da mesma forma, o limite no horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais está revogado, os quais devem retornar ao horário estabelecido no seu alvará de funcionamento.

A restrição na circulação de pessoas no período noturno deixa de existir, o que antes era permitido em casos de deslocamento para o trabalho ou busca de atendimento médico. Também haverá novidades na rotina dos “baixinhos”. O novo decreto pôs fim à suspensão das atividades em parques infantis e playgrounds em geral e nos outrora interditados “espaços kids” de restaurantes, lanchonetes e afins. As recomendações para que se evite a circulação de crianças, idosos e pessoas consideradas em grupo de risco continuam, porém, com o fim da proibição ficam atreladas ao bom senso dos cidadãos e à observação dos cuidados sanitários.

Permanecem suspensas, ainda, as atividades em Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis), Centros Culturais, Centros de Eventos dentre outras atividades em espaço público, cuja previsão foi mantida no Art. 1º do Decreto nº 910/2020 alterado. A retomada de atividades presenciais de ensino ainda estão sob análise técnica para constituição de plano de contingência que abranja da melhor forma as especificidades das instituições de ensino, podendo ser divulgado nos próximos dias.

O anexo contendo “Medidas, orientações e recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19” também foi alterado com a finalidade de incrementar as regras de prevenção nas atividades que retomarão o funcionamento, mantendo-se restrições para circulação em percentual de número de pessoas, conforme estabelecido nos diferentes ramos de atividades. A higienização, uso de máscara, utilização de álcool 70%, distanciamento em filas e controle da aglomeração dentro dos ambientes ainda estão presentes.

Embora as atividades estejam sendo retomadas, o coronavírus ainda está presente, requerendo cuidados para que a situação epidemiológica de Toledo permaneça estável. O poder público municipal alerta que os cuidados devem ser mantidos com o máximo de atenção para que não ocorra nenhum retrocesso neste processo de retomada da economia e das atividades sociais.

A recomendação permanece: saia de casa só se for necessário e usando máscara do jeito certo (cobrindo totalmente a boca e o nariz), higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão várias vezes ao dia, evite criar ou estar envolvido em aglomerações, mantenha distância segura das outras pessoas e preserve os idosos e crianças das suas famílias. 

A pandemia não acabou, mas a vida precisa continuar. Por isso, o retorno das atividades deve ser interpretado e implementado com responsabilidade e bom senso.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal