Toledo, domingo, 27 de setembro de 2020 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

04/08/2020

Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade

Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade

Nesta terça-feira (04), a Secretaria Municipal de Saúde entrega oficialmente as obras da estrutura onde funciona o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) Centro de Atenção Psicossocial Infantil “Um Novo Olhar” Dr. Rafael Azambuja Patiño Cruzatti. O serviço atende crianças e adolescentes com Transtorno Severo e Persistente, de Alto Risco. A unidade faz parte da Rede de Saúde Mental composta por serviços e equipamentos, tais como: Ambulatório de Saúde Mental que atende pessoas com Transtornos Mentais de nível moderado, ou seja, de médio risco. Um sonho que desde 2014 aguardava sair do papel e ser implantado torna-se realidade.  

Enquanto o serviço está em processo de habilitação no Ministério da Saúde para permitir o recebimento de recursos para custeio, a Prefeitura de Toledo foi realizando as reformas necessárias para que a unidade cumpra seu papel de forma plena. O CAPSi realiza os atendimentos na Rua Guarani, 2928, no Jardim La Salle. 

Atendimento

O CAPS infantil iniciou seus atendimentos com a demanda da fila de espera de aproximadamente 100 pacientes, advindos do Ambulatório de Saúde Mental. Atualmente, estão inseridos neste serviço 412 pacientes, totalizando 7343 atendimentos. 

São ofertadas atividades tanto no atendimento individual, como coletivo, ou seja, atendimentos em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outros); atendimento em oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social; desenvolvimento de ações intersetoriais, principalmente com as áreas de Assistência Social, Educação e Justiça.

“A contribuição do serviço do CAPSi para a comunidade é favorecer a promoção da autonomia, a inclusão social e a reabilitação referente aos transtornos. Além da garantia dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários, buscando a qualidade de vida dos pacientes e famílias”, explica a Diretora do Departamento de Saúde Mental, Ruth Lemes.

Perfil

O perfil de atendimento do CAPS i são para crianças e adolescentes com Transtorno Severo e Persistente, dentre eles, Transtorno Opositor Desafiador (TOD), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Asperger, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno depressivo recorrente, episódio atual moderado, dentre outros. 

Equipe

São 17 profissionais que compõem a equipe do CAPS i, sendo: Psicopedagoga, Enfermeira, Fonoaudióloga, Educadora Social, 2 Técnicas de Enfermagem, 2 Psicólogas, Educadora Social, Serviços Gerais, Coordenadora, Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra, Assistente Social, Assistente de Desenvolvimento Social I, Assistente Administrativo  e duas 2 Estagiárias. 

O CAPS-I

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i) fica localizado na Rua Guarani nº 2928, no Jardim La Salle. Os atendimentos acontecem das 7h às 18h, das segundas às sextas-feiras. 

Para acessar o serviço é necessário buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro ou mais próxima de referência, para avaliação e se necessário encaminhamento. Telefone de contato do CAPS i (45) 3378-8340. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade
Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade
Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade
Toledo avança na saúde e CAPS I torna-se realidade

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados. Jornalista Responsável - Jairo Tomazelli - 11632/PR - Welinton Tomazelli 11636/PR

Desenvolvido por Cidade Portal