Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

29/05/2020

Dia Mundial da Saúde Digestiva: médico alerta sobre o câncer de estômago

Dia Mundial da Saúde Digestiva: médico alerta sobre o câncer de estômago

O Dia Mundial da Saúde Digestiva é comemorado, 29 de maio. A data tem como principal objetivo aumentar a conscientização e prevenção sobre doenças gastrointestinais. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, o câncer gástrico ou câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. A faixa etária de maior ocorrência da doença é após os 50 anos, sendo que 60% dos casos ocorrem após essa idade. As estimativas de casos conforme o INCA, é que neste ano alcance 13.360 homens e 7.870 mulheres.

A doença não tem sintomas específicos, e na maioria das vezes é assintomática nos estágios iniciais. O médico cirurgião oncológico do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, Júlio Cesar Zanini, alerta a população alguns sintomas genéricos que indicam a suspeita da doença, “desconforto abdominal, dispepsia (má digestão), náuseas, vômitos, epigastralgia (dor no estômago), emagrecimento e inapetência (perda do apetite). Em casos avançados os sintomas são vômitos persistentes, intolerância alimentar, emagrecimento importante e distensão abdominal”.

O oncologista ressalta que existem fatores para prevenir o câncer gástrico, por exemplo, uma alimentação saudável, atividades físicas, evitar a obesidade, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, evitar excesso de alimentos salgados ou preservados em sal e não fumar.

Diagnóstico/ Tratamento:

O principal exame para diagnóstico do câncer gástrico é a endoscopia, “através desse exame é possível visualizar a lesão, bem como fazer a biópsia é necessária para o diagnóstico. Outros exames complementares feitos são as tomografias para avaliar a extensão da doença”, explica cirurgião oncológico, Júlio Cesar Zanini.

Segundo o médico, o tratamento do câncer de estômago é complexo e depende da classificação do estágio da doença e das condições clínicas do paciente. Podendo haver três modalidades terapêuticas, cirurgia, quimioterapia e radioterapia, isolados ou associados. Entre os tratamentos a cirurgia é o principal, fazendo parte de todos os tratamentos com intuito curativo.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | UOPECCAN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal