Toledo, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

04/12/2019

MPPR aciona prefeito e secretário municipal de Luiziana por contratação irregular de profissionais

MPPR aciona prefeito e secretário municipal de Luiziana por contratação irregular de profissionais

O prefeito e o secretário de Saúde de Luiziana, no Centro-Ocidental paranaense, foram acionados pelo Ministério Público do Paraná pela contratação irregular de profissionais da área de saúde. A ação civil pública foi ajuizada pela 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, sede da comarca, que tem atribuição na área de proteção ao patrimônio público.

De acordo com o MPPR, médicos, enfermeiros e outros profissionais foram contratados sem concurso público, por livre nomeação, para cargos comissionados. 

Em alguns casos, segundo apurado, os servidores negociavam os próprios salários com o secretário. Conforme a ação, ele “intermediou a contratação de cargos públicos como um balcão de negociações, como se o Município de Luiziana fosse um segmento da iniciativa privada, em total desrespeito aos princípios basilares da Administração Pública”.

Improbidade – Segundo a legislação em vigor, servidores comissionados, sem concurso público, só podem ser nomeados para funções de direção, chefia ou assessoramento que configurem cargo de confiança, não podendo ocupar-se de funções técnicas, reservadas a servidores concursados.

Na ação, a Promotoria requer a condenação dos réus às sanções previstas na Lei de Improbidade, como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, ressarcimento de danos causados ao erário e pagamento de multa.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal