Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Política

18/10/2019 | Concebido por Goioerê

Bolsonaro questiona se óleo no Nordeste foi crime para prejudicar leilão da cessão onerosa

Bolsonaro questiona se óleo no Nordeste foi crime para prejudicar leilão da cessão onerosa

O presidente Jair Bolsonaro questionou nesta sexta-feira, 18, se o óleo que atingiu praias na região Nordeste foi despejado por uma “ação criminosa para prejudicar” o megaleilão de petróleo da cessão onerosa, previsto para novembro.

Bolsonaro fez a indagação durante transmissão pelas redes sociais, na qual o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e militares da Marinha apresentaram a situação do avanço do óleo sobre as praias nordestinas.

Desde o fim de agosto e início de setembro, diversas manchas de óleo apareceram no litoral. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), há registro de 187 localidades nos nove estados do Nordeste com manchas.

Sem apresentar indícios de que o óleo foi lançado ao mar de forma intencional, Bolsonaro disse ao ministro e aos militares da Marinha que “está no ar” a questão sobre uma eventual ação para afetar o leilão da cessão onerosa.

"Coincidência ou não, nós temos um leilão da cessão onerosa. Eu me pergunto, a gente tem que ter muita responsabilidade no que fala. Poderia, não precisam responder os senhores, não, ser uma ação criminosa para prejudicar esse leilão? É uma pergunta que está no ar”, disse Bolsonaro.

O leilão marcado para 6 de novembro trata do petróleo excedente de uma área de pré-sal da Bacia de Campos, inicialmente explorada pela Petrobras. O governo prevê arrecadar R$ 106,5 bilhões com o volume extra.

O presidente ressaltou que o governo faz sua parte para conter o desastre ambiental e para tentar identificar os responsáveis, e pediu para que as pessoas enviem informações às autoridades.

"Nós somos cientes da nossa responsabilidade. Forçar Armadas e demais órgãos do governo estão fazendo a sua parte. A gente pede aqui: quem tiver alguma informação, que tenha alguma materialidade, entre em contato conosco. Se bem que é difícil, porque parece que o derramamento foi em alto-mar", afirmou.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | GLOBO.COM

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal