Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

11/10/2019

Segmentos artísticos indicam seus representantes em Toledo

Segmentos artísticos indicam seus representantes em Toledo

Esta semana, vários segmentos artístico-culturais estiveram reunidos no Auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura, para a realização dos Pré-Fóruns da V  Conferência Municipal de Cultura de Toledo (V CMCT). Os encontros aconteceram na terça e quarta-feira (08 e 09) e definiram os representantes de cada área que serão indicados como conselheiros titulares e suplentes para comporem o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC).

Na ocasião, cada segmento também elaborou e apresentou uma relação de propostas para nortear as políticas culturais do município. Tanto os nomes indicados, quanto as propostas, serão apreciados e discutidos na V Conferência de Cultura. 

O evento principal acontece no dia 26 de outubro (sábado), das 8h às 17h, também no Auditório Acary de Oliveira. A V CMCT constitui-se  em um amplo canal de debate e deliberação de diretrizes, para o fortalecimento da gestão da Cultura no Município e de programas estratégicos para a composição do Plano Municipal de Cultura, em processo de elaboração pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Toledo.

Pré-Fóruns

Os  segmentos que participaram dos Pré-Fóruns, elegeram seus representantes e trouxeram suas propostas foram: Artesãos (titular e suplente); Teatro (titular); Dança (titular e suplente); Circo (titular e suplente); Universidades públicas (1 titular); Literatura (titular e suplente); Arquivos, salas de memória, centros culturais e coleções particulares, historiografia, incluindo produções de outros campos do conhecimento, como antropologia, geografia, sociologia, entre outros (titular e suplente); Movimentos sociais e urbanos e cidadãos (titular). 

Falta representação

Os segmentos que ainda precisam definir seus representantes são: Artes plásticas (Titular e suplente); Conjunto do audiovisual, da fotografia e das artes gráficas (Titular e suplente); Música (Titular e suplente); Instituições privadas de ensino superior (Titular e suplente); Universidades públicas (1Titular e 2 suplentes); Tradições e festejos, gastronomia e cultura popular (Titular e suplente); Movimentos sociais e urbanos e cidadãos (suplente); Teatro (suplente);

A Presidente do Conselho de Cultura, Silvana dos Santos Silva, reforçou o convite aos agentes culturais toledanos a participarem da V Conferência de Cultura. "Na medida em que constitui-se como importante mecanismo de participação da sociedade civil na construção das políticas culturais para o nosso município, reitero a necessidade de mobilização dos segmentos que não escolheram seus representantes, para que compareçam no dia 26 de outubro e possam eleger seus conselheiros, além de trazer as propostas de suas respectivas áreas". 

Ela lembra ainda que após aprovadas na conferência, as propostas irão compor o Plano Municipal de Cultura, que terá vigência de 10 anos. "Os segmentos que não participarem ficarão sem representatividade dentro do Conselho Municipal de Política Cultural  na Gestão 2020/2021 e diminuem as chances de terem suas necessidades previstas nos marcos legais da cultura municipal, uma vez que, somente quem atua nas diferentes linguagens artístico-culturais conhecem, de fato, e sabem ponderar suas respectivas demandas".

Como participar

De acordo com o regimento do evento para participar com direito a voz e voto, além de pleitear o cargo de conselheiro (a) municipal de cultura  é necessário a inscrição no site da V Conferência Municipal de Cultura. Clique aqui para fazer a inscrição. Também é fundamental que o artista esteja inscrito na nova plataforma do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC). Clique aqui para fazer o cadastro.    

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Segmentos artísticos indicam seus representantes em Toledo
Segmentos artísticos indicam seus representantes em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal