Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

11/10/2019

Atenção Primária em Saúde reforça atendimento à mulher no município de Toledo

Atenção Primária em Saúde reforça atendimento à mulher no município de Toledo

O Município de Toledo através da Secretaria de Saúde, dispõe de  23 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ofertando serviços na Atenção Primária em Saúde, onde busca garantir qualidade de saúde às mulheres, através da prevenção e promoção a saúde.

Em ritmo de Campanha do Outubro Rosa as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão intensificando ações voltadas ao cuidado da saúde da mulher, oferecendo  serviços como: encaminhamento de mamografia, coleta de citopatológico, exames clínico de mamas, testes rápidos, atualização da carteira de vacinas, palestras, orientações ao cuidado da saúde, entre outras.

Uma das usuárias é a Noemia Alves Torres. A moradora do Jardim Pancera utilizou os serviços de Exames Citopatológicos na UBS’s do seu bairro. “Estava há aproximadamente um ano e meio sem procurar auxílio médico. Recebi uma visita em casa e um convite muito especial para ir a unidade de saúde para fazer esses procedimentos. Fui muito bem atendida, desde o acolhimento até a consulta”, relatou. 

A paciente Bruna Maria, de 24 anos, é mãe pela primeira vez. Ela utilizou os serviços de acompanhamento da gestação e do bebê desde o início. “Tive uma gravidez de alto risco, e durante todo esse período, tive excelentes profissionais ao meu lado para me orientar. Dessa vez, estou com a minha filha para que ela possa fazer mais um exame de rotina”, comentou Bruna.

A Secretaria de Saúde através da Diretora da Rede de Atenção Primária, Márcia Guilhem, orienta que  “a Atenção Primária é a porta de entrada para os serviços em Saúde, ou seja, os cidadãos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, para acesso aos serviços e este mês estamos intensificando ações para as mulheres, em virtude do Outubro Rosa, lembrando que o cuidado com a saúde deve ser contínuo e que um dos objetivos da Atenção Primária em Saúde é trabalhar a prevenção”.

A  Enfermeira Raquel Wammes Schwab, que trabalha na UBS do Jardim Pancera, explicou o método de serviço na unidade. “Fazemos coleta de preventivo, testes rápidos e consultas para planejamento familiar. As mulheres que querem tomar anticoncepcional, colocar Diu ou que pretendem engravidar, a gente faz os exames ou a solicitação com a consulta médica”.

“É de suma importância o trabalho preventivo que é o que a atenção básica tem como foco, trabalhar a prevenção, em Toledo o protocolo é fazer a coleta de preventivo todo ano. Se essas mulheres mantêm os exames em dia a chance de fazer a captura precoce de um câncer de colo do útero menos avançado é muito menor”, reforçou a enfermeira. 

Raquel finalizou salientando que toda a orientação, sobre auto exame, acima de 50 anos é necessário realizar mamografia. “Avaliamos se necessário quem tem outra queixa em relação a mama também, encaminhamos para a consulta médica”.        

Outubro Rosa 2019

Desde o dia 5 deste mês a Secretaria da Saúde iniciou a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo prevenir o câncer de mama. “Este é um momento destinado para que as mulheres possam receber um pouco mais de atenção e também saber se está tudo bem. O objetivo é garantir a qualidade de vida de cada uma”, explica a Secretária da Saúde, Denise Liell. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Atenção Primária em Saúde reforça atendimento à mulher no município de Toledo
Atenção Primária em Saúde reforça atendimento à mulher no município de Toledo
Atenção Primária em Saúde reforça atendimento à mulher no município de Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal