Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

10/10/2019

Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo

Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo

O Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli (CJU Europa/América) de Toledo teve sua rotina alterada nos últimos dias. As estruturas do espaço foram utilizadas para atender os 550 jovens de Toledo inscritos este ano no Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB). Todos os passos do Alistamento Militar agora podem ser acompanhados e monitorados eletronicamente. 

Os procedimentos para a inspeção de saúde dos jovens tiveram início no último dia 2 de outubro e seguem até a próxima sexta-feira (11). O processo contempla várias entrevistas, verificação documental, odontológica, exames médicos, questionário sobre o quadro de saúde do candidato (anamnese) e análise de perfil, para saber se o candidato é apto e em qual força militar se enquadraria melhor. 

Orientações

Na ocasião, os jovens recebem informações de como é na prática a rotina do serviço militar e quais são as possibilidades de atuação e progressão. Nesse sentido, os candidatos recebem o depoimento de militares de carreira e de recrutas que recém adentraram ao Exército Brasileiro. 

O Presidente da Comissão de Seleção, Capitão Sinézio Higino Vieira, comentou sobre as vantagens dos jovens que integram as forças armadas. Ao ingressar no Exército, o soldado recebe um ordenado de aproximadamente R$ 1.050,00, auxílio vale-transporte, todo fardamento necessário (4 jogos de farda), atendimento odontológico, tratamento médico e hospitalar gratuito, além de incentivos para que estudem.

O Exército oferece bolsas para cursos pré-vestibulares, de preparação para escola de sargentos, escola preparatória de cadetes e preparatórios para o Enem. Os jovens não tem custo com alimentação e ainda podem ficar alojados no quartel durante a semana, caso não queiram ir para a casa todos os dias. 

O expediente normal é das 8h às 17h. Depois do segundo semestre podem fazer curso de formação de cabo para aqueles que querem seguir carreira. Além de poder optar por cursos técnicos no Sistema S (Senai, Sesc, Senai), como cursos de mecânica, de eletricidade veicular, para manutenção de ar condicionado, entre outros.

"Essa é uma forma de preparar o jovem tanto para exercer a profissão lá dentro, quanto para sair e enfrentar o mercado de trabalho", salientou o Capitão Higino. 

"Desde de março, quando entram na corporação, até dezembro, possuímos profissionais na área de Assistência Social que realizam palestras com temas como prevenção ao suicídio, vícios, questões sociais, educação financeira, motivacionais, entre outros", completou.

Segundo o Capitão, o jovem tem a oportunidade de crescer dentro da força, de estudar ou até de seguir carreira. "Também temos o segmento feminino. Elas são formadas na área administrativa ou saúde", completou. Para o ingresso é necessário acessar o site da 5ª Região Militar (que compreende Paraná e Santa Catarina) e ficar atentas aos editais.

Motorista

Outro tipo de seleção que é realizada são para homens que possuem carteira de habilitação na categoria E. Também são abertos editais que habilitam pessoas para atuar no setor de transportes. Para todos esses casos, o período máximo de permanência da pessoa no Exército é de oito anos.

Mercado de Trabalho

O Presidente da Comissão de Seleção disse que existe uma preocupação para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Ele mencionou que muita coisa mudou e que é comum os jovens que vão se alistar acharem que haverá sofrimento ou que esse tempo na corporação será perdido. 

O Cabo Vanderson Luft está há seis anos no exército. Ele se alistou por Toledo e não se arrepende da formação. "Na época eu queria ficar só um ano, a gente acha que vai chegar lá [no Exército] e sofrer, mas quando estamos lá abrimos a mente. Se eu pudesse ficaria até me aposentar". O Cabo se formou enquanto estava servindo o Exército, fez vários cursos pagos pela corporação, como de Habilitação categoria E, cargas indivisíveis, Movimentação Operacional de Produtos Perigosos e Elétrica Automotiva.

O Recruta Anderson Luís Rostirolla (18) também é de Toledo e está servindo no 33º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM) em Cascavel. Ele também compõem a equipe de militares que está realizando o processo de seleção. Uma de suas funções é compartilhar as experiências que teve esse ano com os jovens que ainda estão na fase de inspeção de saúde. 

"Tenho alguns amigos que não foram voluntários e que hoje se arrependem de não ter prestado o serviço militar", mencionou o jovem recruta, satisfeito com a opção assertiva. 

Refratários

Até a próxima sexta-feira, aproximadamente 100 pessoas que deveriam ter prestado o serviço militar em anos anteriores passarão pela Inspeção de Saúde para regularizar sua situação. Enquanto isso, ficam impedidos de assumir cargos públicos, de cursar faculdade e até mesmo de realizar registro na carteira de trabalho. Sanções previstas em lei. 

O jovem Matheus Rodrigues de Oliveira (19) é um dos refratários que compareceram na inspeção fora do prazo estipulado. "Era pra eu ter vindo ano passado, mas estava trabalhando e perdi o prazo". Apesar de empolgado o jovem ainda está dividido entre prestar o serviço militar ou não. "Quando a gente assiste os vídeos motivacionais dá vontade. Mas quando estamos em casa, perto da família é que repensamos. Mas se eu servir, quero seguir carreira", garantiu. 

Já Matheus Mesquita Krahl (17) não é voluntário. "Quero fazer agronomia e ficar perto da família e da namorada. O processo aqui é bem organizado, nos trataram muito bem, mas agora é aguardar o resultado para saber se vou servir ou não". 

Próximas etapas

Os jovens que passaram pela Inspeção de Saúde deverão se atentar para a próxima etapa. Entre os dias 16 de dezembro e 13 de janeiro o jovem deve verificar no alistamento em qual organização militar irá servir ou se será dispensado por excesso de contingente. 

Caso seja selecionado, o sistema informará o dia e local da nova inspeção. Se for dispensado deverá procurar a Junta Militar para receber o certificado de dispensa da corporação. 

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

Nós do Cidade Portal em parceria com a organização estaremos sorteando 02 (dois) Camarotes individuais  para o show deste dia 01 em Campo Mourão, para participar basta você instalar o Aplicativo da Rádio Cidade Portal, depois de instalado e ir até o menu e na opção -  "Fale conosco"  enviar uma mensagem  dizendo “Quero concorrer a um ingressos para o Show da dupla Henrique e Juliano".

Escolha seu sistema operacional e baixe o APP

Aplicativo para Android: http://bit.ly/appcp-radio
Aplicativo para IOS: http://bit.ly/appcp-radio-ios

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo
Serviço Militar: 550 jovens passam por inspeção de saúde em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal