Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Esportes

03/10/2019 | Concebido por Goioerê

Árbitros internacionais de xadrez atuaram nos JOJUPS em Londrina

Árbitros internacionais de xadrez atuaram nos JOJUPS em Londrina

Muitos paranaenses têm colocado o nome do Paraná em evidência, no meio esportivo não é diferente. Além dos talentos dentro das quatro linhas ou sobre a mesa, vários profissionais da arbitragem estão levando o nome Estado para os quatro cantos do mundo.

Entre eles estão cinco paranaenses que integram o quadro de arbitragem da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e todos estivem participando dos Jogos da Juventude em Londrina. Três atuaram como técnicos: Pedro Caetano, de Foz do Iguaçu, Maurides Júnior, de Piraí do Sul, e Paulo Rios, de São José dos Pinhais, enquanto Amauri Redigolo coordenou a equipe de arbitragem e Carlos Alberto Barichello Calleros foi árbitro principal.   

Com uma carreira de mais de 20 anos como árbitro de xadrez, dos quais nove é árbitro internacional FIDE, categoria de ingresso no quadro de arbitragem da FIDE, Amauri diz que ao assumir a coordenação em uma competição carrega toda sua bagagem profissional para munir de informações seus colegas, com o intuito de passar tranquilidade para que o torneio transcorra da forma esperada. “Quando assumo a coordenação de um torneio trago toda minha experiência para que possa passar tranquilidade, conhecimento e ser um porto seguro para todos os árbitros, principalmente para os que estão começando, para que possamos deixar eles mais tranquilos dentro do salão”, frisou Redigolo.

Para Calleros tudo começou em 1974, quando teve o primeiro contato com a modalidade, no ano seguinte passou a participar de competições, parando de jogar em 1980 a fim se de dedicar aos estudos, oito anos mais tarde voltou a competir e em dada ocasião foi convidado para auxiliar em um torneio, a partir daí começa sua história na arbitragem paranaense, passando a árbitro nacional e internacional de xadrez. “Tive a rara oportunidade de participar de eventos principais em que o xadrez brasileiro esteve presente, entre eles Olimpíada de Verão, campeonatos nacionais, pan-americanos e mundiais, que ao longo do tempo deram a experiência que tenho hoje”, declarou Calleros, que possui o título máximo concedido pelo FIDE.

Na 32ª edição dos JOJUPS atuaram 11 árbitros, oportunidade que os profissionais aproveitaram para trocar experiências e conhecer melhor o trabalho de cada um. “Para se sobressair na arbitragem tudo depende do interesse de cada um, muitos vêm com perguntas, tiram dúvidas, sempre digo que cada torneio que tem é uma continuidade de outro, à medida que você vai trabalhando vai somando experiência. E no xadrez tem uma particularidade que o que acontece em um torneio normalmente acontece no outro”, mencionou Calleros.

Com vários municípios que têm uma história dentro do xadrez retornando ao cenário de competições, Calleros diz que esse é o momento de fortalecer a modalidade. “Londrina tem tradição do xadrez há 50 anos através da família Armel, Ponta Grossa e Guarapuava também são cidades tradicionais do esporte, mas tudo é cíclico, num determinado momento a pessoa que trabalha com o xadrez se muda, aposenta ou vem a falecer, fica essa lacuna, Londrina está voltando agora com Carlos Martins e vai deslanchar de novo, em dois anos estará brigando pelas cabeças. A intenção agora é recuperar Guarapuava e Paranaguá, o xadrez nas escolas ajuda muito, mas este trabalho precisa ser melhorado para que o xadrez cresça mais. Tudo que puder ser feito pelo Estado, pela Fexpar e pelos clubes contribui para que o crescimento do xadrez”, expôs.

O álbum completo de fotos da modalidade você confere no facebook dos Jogos da Juventude do Paraná.

A Divisão A do 32º Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Londrina.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal