Toledo, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

13/07/2019

Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo

Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo

Um dos trabalhos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental é o de recuperação de nascentes no município. O Programa Municipal de Recuperação de Nascentes realiza ações em vários pontos do município, principalmente nas localidades de distritos. Ao todo, mais de 40 nascentes já foram recuperadas pelos profissionais. 

Na última semana, mesmo sob intenso frio, mais uma nascente foi recuperada por meio de uma oficina. A propriedade de Jaci Fachin, a qual é utilizada há mais de 20 anos, para consumo humano e para animais de produção das famílias do Sr. Cleomar di Domênico, Sr. Ivo Simich e Olívia Di Domênico. 

A recuperação é uma parceria da Prefeitura de Toledo com a parceria da Emater Toledo e Emater Formosa do Oeste e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (CISCOPAR). Antes da recuperação da nascente análises microbiológicas realizadas apontaram contaminação por coliformes fecais, o que torna a água imprópria para o consumo.

“Essa contaminação se deve provavelmente ao modo de captação da água, que não isola o olho d'água do contato com animais, e outras fontes de matéria orgânica. Além disso, destacou-se a importância do cuidado e manutenção com a Mata Ciliar”, explica a bióloga da Prefeitura, Lilian Cardoso. 

Oficina para recuperação de nascentes

A oficina foi ministrada pelo técnico da Emater Formosa do Oeste, Valmir Cardoso Pereira, com objetivo de capacitar os agricultores participantes, e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento para que possa ser replicada. Além de melhorar a qualidade da água consumida por aquelas famílias. 

“Ao todo, sete pessoas serão beneficiadas com esta recuperação. A técnica empregada conhecida popularmente como 'Técnica Solo-cimento" tem como intuito proteger o olho d'água contra ações externas, como assoreamento do olho e contaminação por animais domésticos e tem sido amplamente empregada”, explica Lilian.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3522-7297

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo
Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo
Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo
Mais de 40 nascentes já foram recuperadas em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal