Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

08/03/2019

Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo

Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo

Uma Audiência Pública foi realizada no auditório da Prefeitura de Toledo na noite desta última quarta-feira, 06, para a apresentação e discussão do cronograma, métodos e técnicas previstas para a revisão do Plano Diretor do município.

Participaram da atividade técnicos da área de arquitetura, urbanismo, engenharia civil, empreendedores, representantes de associações de moradores, universitários, docentes, servidores públicos e entidades da sociedade civil organizada.

Atendendo um Termo de Ajuste e Conduta do Ministério Público e o Paraná Cidade, a Prefeitura de Toledo contratou a empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria Ltda - EPP de Londrina / PR para realizar a revisão do Plano Diretor e de leis correlatas do município. A ocasião serviu para que a empresa apresentasse a proposta aos presentes e também respondesse as dúvidas do público.

O prefeito Lucio de Marchi falou na abertura da audiência e reforçou sobre a importância do Plano Diretor e, principalmente, da participação popular durante o processo de revisão.

O Plano

O Plano Diretor Municipal (PDM) é regulamentado pelo estatuto da cidade - lei federal nº 10.257/01 - e conduz o município a um processo de planejamento contínuo que busca a ampliação dos benefícios sociais, a redução da desigualdade social e a garantia da oferta de serviços e equipamentos urbanos, promovendo a função social da propriedade. O PDM é obrigatório para todos os municípios paranaenses e deve ser revisto pelo menos a cada 10 anos.

Objetivos

O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, indispensável para determinar as intervenções a serem executadas pelo poder público municipal e atender às exigências fundamentais de ordenamento das cidades.

Entre os objetivos está definir áreas de expansão urbana; Garantir a função social da propriedade; Promover transformações estruturais no ambiente urbano; Captar recursos para o Município; Garantir o uso democrático e sustentável dos recursos; Adequar o PDM às necessidades atuais do Município.

Por que revisar?

Muitas mudanças podem ocorrer na cidade em uma década. Revisar o Plano Diretor Municipal é imprescindível para que o planejamento urbano municipal seja adequado às demandas atuais e à nova realidade do município, contemplando diretrizes para as transformações da cidade nas próximas décadas. A Revisão serve para garantir o uso democrático e sustentável do solo, captar recursos para o município, direcionar a expansão urbana, priorizar os investimentos e muito mais.

Como será feita?

A Revisão do Plano Diretor de Toledo será realizada por meio de um trabalho conjunto entre a consultoria contratada, a Prefeitura e a população, pois o seu resultado, que posteriormente virá na forma de lei, deve expressar o pacto firmado entre a sociedade e os Poderes Executivo e Legislativo. O processo de Revisão será executado durante o ano de 2019 e dividido em quatro fases.

A audiência pública realizada nesta quarta-feira (06) foi uma das etapas da primeira fase, que é a “Mobilização”. A segunda abrange a “Análise Temática Integrada. Em seguida as “Diretrizes e Propostas”. E por último, na quarta fase, a “Legislação e Plano de Ações”.

Como participar?

A participação da população é de suma importância para o Plano Diretor possa refletir a vontade da comunidade de Toledo. Como cidadãos, todos podem e devem participar.

As opiniões e sugestões podem ser apresentadas nas audiências públicas, nas oficinas comunitárias; e no espaço do Plano Diretor na Prefeitura. Neste caso, uma sala foi viabilizada no subsolo da Prefeitura para que um representante da empresa contratada receba as sugestões da comunidade.

Esse é o local onde as pessoas podem tirar suas dúvidas e obter os esclarecimentos necessários. O atendimento é toda segunda-feira no período da tarde ou nas quartas-feiras pela manhã.

Em breve será disponibilizado um espaço virtual para facilitar o acesso aos documentos e informações relacionadas ao Plano Diretor.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOLEDO/PR

Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo
Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo
Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo
Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo
Plano Diretor será revisado em 2019 em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal