Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

24/11/2020

Antigo Lixão pega fogo em Toledo

Antigo Lixão pega fogo em Toledo

Por volta do meio dia e meia desta terça-feira (24) funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SDAS) identificaram o início de um incêndio na área onde funcionava o antigo Lixão de Toledo. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria Prefeitura foram mobilizados para conter as chamas. A área fica ao lado do atual Aterro Municipal. 

O Secretário da pasta, Neudi Mosconi, informou que no último final de semana as equipes da secretaria trabalharam intensamente para evitar o surgimento de qualquer foco de incêndio. Com uso de maquinários, foi espalhado terra para que a uma camada de terra protegesse os resíduos. 

“Infelizmente isso tudo não foi suficiente. Nós estamos cientes do problema e enquanto não conseguirmos tratar o resíduo de forma tecnológica esse tipo de situação deve persistir. O projeto que apresentamos para resolver a situação não só de Toledo, mas dos resíduos gerados em 30 municípios da região, não foi aprovado na Câmara de Vereadores”, explicou Mosconi. 

Segundo a coordenação do Aterro Sanitário, aquela é uma área que acumula gases e muita matéria inflamável. O fogo vai queimando mesmo por baixo das toneladas de resíduos armazenadas no local. Seria necessário aproximadamente 60 dias de irrigação para conter em definitivo todos os focos. Estima-se que nem 150 mm de chuva auxiliariam na resolução do problema, pois é necessário combater os elementos causadores que provocam reação na massa de resíduos. 

Uma reunião com órgãos e representações ambientais será marcada ainda para esta quarta-feira (25) para discutir os encaminhamentos cabíveis e viáveis, já que estamos em período de seca e estiagem. 

As chamas já foram controladas e as equipes da Prefeitura dão continuidade ao serviço iniciado pelos Bombeiros. No momento apenas muita fumaça no local. A fumaça pode conter resíduos tóxicos, pois foi depositado resíduo industrial e resíduo de saúde, além de pneus inservíveis por muitos anos no antigo Lixão. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Antigo Lixão pega fogo em Toledo
Antigo Lixão pega fogo em Toledo
Antigo Lixão pega fogo em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal